"Para não fazeres ofensas e teres dias felizes, não digas tudo o que pensas, mas pensa tudo o que dizes." Antonio Aleixo

Free Web Counter
Quinta-feira, 1 de Junho de 2006

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA!!!

Sabias que, como criança, tens direitos?

Em 1959 a ONU (Organização das Nações Unidas) escreveu e aprovou a "Declaração dos Direitos da Criança".

Esta declaração é composta por 10 artigos, muito simples, que dizem respeitos ao que podes fazer e ao que as pessoas responsáveis por ti devem fazer para que sejas feliz, saudável e te sintas seguro.

(É claro que tu também tens responsabilidades para com as outras crianças e para com os adultos para que também eles gozem dos seus direitos.)

Vamos conhecer os 10 princípios da "Declaração..."?

  • Princípio 1º
    Toda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
  • Princípio 2º
    Todas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
  • Princípio 3º
    Desde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
  • Princípio 4º
    As crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
  • Princípio 5º
    Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
  • Princípio 6º
    Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
  • Princípio 7º
    Toda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.
    E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
  • Princípio 8º
    Seja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
  • Princípio 9º
    Nenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).
    Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
  • Princípio 10º
    A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.

Se tudo isto for cumprido, no futuro as crianças poderão viver em sociedade como bons adultos e contribuir para que outras crianças também vivam felizes!

publicado por Solidário às 09:00
link do post | comentar | favorito
|
11 comentários:
De AMIGAS SOLIDÁRIAS a 1 de Junho de 2006 às 18:15
Em nosso nome, queremos agradeçer-te o te lembrares de tantas Crianças que só hoje são recordadas, como tendo direitos. Em nome dos nossos filhos e netos obrigada grande amigo e Camarada. Mais uma vez nos dizes como é a vida, são gestos destes que perturbam tantos dos que nos visitam neste nosso espaço de LIBERDADE.Obrigada por existires com toda esta forma de estar e pensar. Um beijo muito grande das tuas amigas Camaradas e Solidárias nesta tua e nossa luta. Viva a CRIANÇA.


De Solidário a 2 de Junho de 2006 às 13:47
Muito obrigado, grandes Amigas pela Vossa visita a este nosso espaço. Naturalmente que aqui ,tudo se discute , sempre que seja para chamar a atenção dos que não estando atentos, por conveniência politica, esquecem tantos direitos consagrados Internacionalmente,e também pela Constituição que nos últimos tempos, lhes tem feito uma (azia) que não há Pastilhas que resolvam tal problema. Conhecemos bem os seus intentos, e se julgam que dormimos, estão enganados. Para os vossos netos e filhos vai todo o respeito e carinho de VOZ DA LIBERDADE. Para vocês um beijo de muita amizade e de Solidariedade, não esquecendo nunca que ABRIL VENCERÁ.E que o POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO.


De João a 1 de Junho de 2006 às 20:43
Para a VOZ DA LIBERDADE AQUI VAI UM ABRAÇO E UM GRITO, A LUTA CONTINUA,VIVA A LIBERDADE E O SOCIALISMO!!!VIVA A CLASSE OPERÁRIA,VIVA A EQUIDADE DA RIQUEZA!!!A LEI DOS POVOS FAZ-SE COM IGUALDADE E SOLIDARIEDADE SÓ ASSIM É QUE AS CRIANÇAS TÊM O FUTURO QUE MERECEM!!!


De João a 1 de Junho de 2006 às 20:44
Para a VOZ DA LIBERDADE AQUI VAI UM ABRAÇO E UM GRITO, A LUTA CONTINUA,VIVA A LIBERDADE E O SOCIALISMO!!!VIVA A CLASSE OPERÁRIA,VIVA A EQUIDADE DA RIQUEZA!!!
A LEI DOS POVOS FAZ-SE COM IGUALDADE E SOLIDARIEDADE SÓ ASSIM É QUE AS CRIANÇAS TÊM O FUTURO QUE MERECEM!!!


De Solidário a 2 de Junho de 2006 às 13:55
Nunca um grito de alma foi tão grande como o aqui deixado por ti Camarada e amigo João. Subcsrevo inteiramente o que dizes, não deixando de te agradecer o teres vindo a este espaço gritares bem alto UM NÃO HÁ EXPLORAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA, para que a mesma se reflicta na Educação das nossas CRIANÇAS. VIVA A CRIANÇA VIVA A CLASSE OPERÁRIA VIVA A LIBERDADE. 25 DE ABRIL SEMPRE


De CARLOS OLIVEIRA a 1 de Junho de 2006 às 21:36
Grande amigo, como sabes não tenho infelizmente filhos. Mas o meu respeito pela Criança é muito grande, pois adoro os meus sobrinhos. Numa altura em que as crianças tem sido tão mal tratadas, tão incompreendidas, até pelos Tribunais superiores que consideram os (tabefes como uma forma (Educativa), nunca é demais realçarmos os seus direitos. Obrigado por neste canto de LIBERDADE. não as teres esquecido.VIVA A CRIANÇA VIVA A LIBERDADE 25 DE ABRIL SEMPRE.Um abraço deste teu amigo certo


De Solidário a 2 de Junho de 2006 às 14:01
Obrigado grande amigo pela a tua visita. E por saber que também na tua luta está a preocupação de um futuro melhor para as NOSSAS CRIANÇAS. Será num conjunto de vontades e de firmeza nos nossos ideais , que podemos ajudar a construir um Portugal diferente, diferente daquele pela qual lutámos, e vencemos em 25 DE ABRIL. Mas a LUTA CONTINUA. Um abraço de muita e forte amizade e Solidariedade


De Carina a 2 de Junho de 2006 às 17:32
Caro Amigo Santos Sampaio, a realidade é bem diferente de todos estes direitos. Quando existem casos como o da Joana e Vanessa, é difícil conter um grito, de revolta, de impotência, quando sabemos que estes seres indefesos não tiveram a protecção de quem de direito. Pior que tudo isto, é haver pessoas capazes de o fazer. Estes são apenas 2 casos no meio de tantos outros recheados de violência, abusos e muita falta de Amor. Mas há outras formas de "violência" que são aceites na sociedade, o deixar um filho por sua conta á frente de um televisor, de um computador, de forma a não "chatear", compensando o Amor em falta com "presentes". O assunto "criança", é muito delicado e complexo, e como tal termino o meu comentário enviando um Beijo para o meu Querido Amigo e o desejo que quem defende ou não o aborto, se lembre que quem não pode mesmo escolher se quer o não nascer são as crianças.


De Solidário a 2 de Junho de 2006 às 20:43
Muito obrigado pelo o Seu comentário, e a forma inteligente como aborda o problema da Criança. O meu desabafo, porque não sou capaz de dizer mais, é que este País bateu no fundo em valores. Quero com isto dizer que nem existe espaço para Crianças nem para Velhos, com causas diferentes mas dignas de uma análise, que em breve publicarei, dissertando sobre as várias componentes. Será polémico porque chamarei pelos nomes, a toda uma casta de hipócritas que bem bebidos e comidos e pagos, pouco se interessam com a criança.Mas na altura dissertarei sobre muitas destas situações, começando pela adopção, reinserção social etc etc.Tirarei a máscara a toda esta gente que se diz (preocupada)A verdade não nos deve meter medo, por isso é importante denunciá-la. Até lá um beijo de muito carinho querida amiga Carina


De Jorge Miguel a 2 de Junho de 2006 às 18:09
AMIGO Santos Sampaio, o retrato Mundial da situação actual Criança, perturba-me e quase que fico incrédulo ao verificar que a "Declaração do Direito da Criança" foi criada em 1959... 1959, é incrível . No entanto não foi à muito tempo que aqui em Portugal existia ( e ainda existe se bem que de forma menos grave) mão-de-obra infantil, e o mais impressionante era o facto de ser culturalmente aceite. Estes e outros factos já mencionados por outros comentadores, traçam um retrato negro naquilo que é considerado "o melhor de nós"... Afinal "o melhor de nós", são as crianças foi o que sempre ouvi, é isso que eu sinto. Não há nada mais alegre do que ver uma criança a rir, a brincar a aprender a ser gente, não há nada mais reconfortante que uma família unida. Penso que uma Sociedade será tão boa quanto melhor tratar as suas crianças que serão o nosso futuro, e os mais velhos, que são o nosso passado, os nossos valores e afinal de contas aquilo que somos agora. Aceite um FORTE ABRAÇO deste AMIGO...


De Solidário a 2 de Junho de 2006 às 20:54
Muito obrigado amigo Jorge Miguel, pelo o seu comentário. A inteligência como analisa os factos, francamente deixa-nos paralisados, digo mesmo sem voz. Sem dúvida que a riqueza dos Vossos Comentários, muito me ensinam a conhecer bem melhor todos os que por aqui passam. Só tenho que vos felicitar, a Si Jorge agradecer-lhe a pertinência como diz e sente tão grande drama. Mais uma vez muito obrigado. Receba um abraço de muita Amizade .


Comentar post

.Agosto 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.Música


"Zeca Afonso"
Voz da Liberdade

.Artigos Recentes

. FESTA DO AVANTE!!!

. ESTE SENHOR ALARGA O CINT...

. O POVO DESCEU À RUA!!!

. ALCOCHETE: BASTA DE INJUS...

. 1º DE MAIO!!!

. COM ABRIL, SEMPRE!

. CAPITALISMO RINDO!!!

. ASSOCIAÇÕES PATRONAIS QUE...

. UM ANO NOVO MELHOR - 2008

. FELIZ NATAL!!!!

.Arquivos

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

. Abril 2006

. Março 2006

. Fevereiro 2006

. Janeiro 2006

. Dezembro 2005

. Novembro 2005

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

. Maio 2005

. Abril 2005

. Março 2005

. Fevereiro 2005

. Janeiro 2005

. Dezembro 2004

. Novembro 2004

. Outubro 2004

blogs SAPO

.subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post